Quem Somos Nós

Maria Cecilia Bevilacqua

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970) e Psicologia na Faculdade São Marcos (1977) . Durante 18 anos atuou em clínica, atendendo deficientes auditivos e suas famílias. Concluiu o Mestrado em Audiologia no ano de 1978, Doutorado em Psicologia Educação em 1985, Livre Docência em 1998 pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP-Bauru) assim como assumiu o cargo de Professora Titular por esta mesma instituição em 2005. Foi Coordenadora de Graduação em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1980 e da Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação de 1988 à 1990. Foi Chefe de Departamento de Fonoaudiologia FOB/USP-Bauru na gestão dos anos 2000 a 2002 e de 2002 a 2004. Nesse período também Coordenou o Curso de Graduação em Fonoaudiologia dessa unidade Criou a Disciplina de Audiologia Educacional e tem ministrado aulas em várias disciplinas, tais como: Habilitação e (Re)habilitação Auditiva, Implante Coclear, Saúde Auditiva, Políticas Publicas para os Deficientes, entre outras. É fonoaudióloga do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP) desde 1989 e líder do grupo de pesquisa intitulado “Centro de Pesquisa em Audiologia. Entre algumas de suas atribuições a Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua foi Membro da Comissão de Especialistas em Fonoaudiologia do MEC. Também foi representante da área de Fonoaudiologia junto ao CNPq, gestão 2002-2007. Participa da Câmara Técnica em Saúde Auditiva, junto ao Ministério da Saúde. Internacionalmente é Membro da World-Wide Hearing Care for Developing Countries junto a Organização Mundial da Saúde desde agosto de 2003, Genebra-Suiça, organização vinculada à Organização Mundial de Saúde. Desde novembro de 2000 é Fonoaudióloga do Núcleo do Ouvido Biônico, do Hospital Samaritano de São Paulo. É Editora Associada em Audiologia da Revista Pró-Fono, consultora ad-hoc da Revista de Disturbios da Comunicação, do International Journal of Audiology, entre outras e ex-diretora da Academia Brasileira de Audiologia. Suas principais áreas de atuação junto à Audiologia são: o Implante Coclear, Terapia Fonoaudiólógica Aurioral e Saúde Auditiva.


Orozimbo Alves Costa Filho

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal do Estado de São Paulo. Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Livre Docência em Otorrinolaringologia pela Universidade de Mogi das Cruzes e pela Universidade de São Paulo, Campus Bauru. Fellow em Otorrinolaringologia na Washington University School of Medicine e Special Fellow pelo National Institutes of Health na Universidade de Gotëmburgo, Suécia. Durante a década de 1970 foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia da PUC-SP. Participou da estruturação da Residência Médica em Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Sorocaba da PUC-SP, onde foi Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia durante vários anos. Foi também diretor da Divisão de Educação, Reabilitação e Distúrbios da Comunicação da PUC de São Paulo. Tem ministrado aulas em várias disciplinas da área da Otologia, tais como: Neurofisiologia Aplicada à Audição, Audiologia Clínica, Audiologia Infantil, Otoneurologia, Implantes Cocleares e Próteses Implantáveis entre outras. Atualmente é Professor Titular e colaborador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. É Professor Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Ainda no Campus Bauru, no período de 1990 à 2008, coordenou o Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São (HRAC-USP) e desde 1999 é coordenador científico do Programa de Residência Medica em Otorrinolaringologia deste Hospital. Desde novembro de 2000 é o principal cirurgião e coordenador do Núcleo do Ouvido Biônico do Hospital Samaritano (São Paulo). Atualmente é Coordenador do Comitê de Implantes Cocleares da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.


Regina Célia Bortoleto Amantini

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1987), mestrado em Distúrbio da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Distúrbio da Comunicação Humana pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (2002). Concursada desde 1989 com a função de fonoaudiologa no HRAC/USP-Bauru. Atuou na equipe de implante coclear(1990 até 2006). Atualmente diretora da Divisão de Saúde Auditiva do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/USP-Bauru( desde 20 de outubro de 2006) . Coordenadora do Curso de Especialização do Instituto de Comunicação e Audição (desde 2001 até o presente) . Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em audiologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: implante coclear multicanal, diagnostico audiologico diferencial , deficiência auditiva e avaliação audiológica.

 

Todos os direitos reservados 2008 - Instituto de Comunicação e Audição - Bauru-SP